A saliva é um importante fluído corpóreo com inúmeras funções como lubrificação da mucosa bucal, defesa contra vírus e bactérias, auxiliar na mastigação, digestão e deglutição dos alimentos, entre inúmeras outras funções. Uma salivação adequada é fundamental para a manutenção de uma saúde bucal e de um hálito agradável. Entretanto, uma baixa produção de saliva pode provocar vários problemas, como por exemplo, o surgimento da doença periodontal e a formação dasaburra lingual e dos cáseos amigdalianos, importantes causas do mau hálito.
A halitose crônica, quando está presente deve ser investigada. A sialometria, é um teste para verificar como estão os padrões salivares.
Desenvolvi um teste rápido, simples, preciso e acessível e que em poucos minutos permite saber se a baixa produção de saliva é uma das possíveis causas indiretas do mau hálito.
Está é uma técnica de sialometria para a prática clínica diária, que pode ser aplicada em clínicas ou até mesmo pelo próprio paciente em sua casa, desde que ele tenha sido orientado como fazê-lo. Assim, é possível prevenir e tratar o mau hálito e uma de suas principais causas indiretas, que são as alterações nos padrões salivares.
A Halitose tem tratamento sendo a sialometria uma etapa essencial para o diagnóstico correto.