O café já foi vilão e herói, de acordo com diversas pesquisas realizadas nos últimos anos. Mas uma coisa é certa: o café é uma unanimidade mundial e a bebida é uma das mais consumidas no mundo.
O Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais consomem café, atrás apenas dos Estados Unidos:
Mas, com relação ao consumo de café por pessoa, por ano, estamos na 10ª posição, atrás de países europeus de clima frio, de acordo com essa pesquisa de 2013:
Se essa é bebida e tão popular, uma pergunta importante para aqueles que amam um cafezinho é:
Afinal, o Café provoca o Mau Hálito (ou Halitose)?
A resposta, felizmente, é NÃO!
Apesar de ter um leve efeito de desidratação na mucosa bucal, há mais de 20 anos trato pacientes com mau hálito e durante o tratamento peço a eles que monitorem seu hálito tratado com alguém em quem confiem. São milhares de pacientes e nunca houve uma única ocasião em que a alteração do hálito foi provocada pela ingestão de café.
Eu também aprecio um cafezinho e nunca tive qualquer alteração no meu hálito provocado devido a sua ingestão. Mas, atenção; se você tem mau hálito, é claro que o odor do café misturado ao seu hálito alterado produzirá um odor desagradável. Então, para que o café tenha apenas cheiro de café, é essencial que seu hálito esteja em dia.
A favor do café, uma pesquisa do pesquisador israelense Mel Rosenberg foi apresentada em 2009 na Alemanha, na conferência da International Society for Breath Odor Research, demonstrando que o extrato de café tem propriedades que podem inibir as bactérias que provocam o mau hálito.
Como tudo na vida, o segredo é moderação. Consumir até 3 xícaras de café ao dia tem sido relatado por diferentes estudos que provocam muito mais benefícios do que riscos à saúde.
Cuide do seu hálito e aprecie o seu cafezinho diário sem preocupações!