Confira na entrevista do Dr. Maurício Duarte da Conceição, a checagem se existe ou não a presença de halitose, feita pelo aparelho Halímetro (Halimeter), desenvolvido para a detecção do mau hálito.
Este aparelho mede a concentração dos gases responsáveis pelo mau hálito, chamados compostos sulfurados voláteis, em partes por bilhão. Estes gases são predominantemente produzidos na boca, eapecialmente pela saburra lingual, principal causa da halitose, e pelos cáseos amigdalianos, entre outras causas.
No tratamento da halitose, o ideal é que sejam utilizados aparelhos que medem estes gases como o Halímetro mencionado ou ainda o Oral Chroma. Entretanto, é possível realizar o tratamento do mau hálito sem estes aparelhos, desde que por um profissional capacitado e experiente.
O nariz humano é considerado clinicamente como o padrão ouro (gold standard) para a detecção do Mau hálito na prática clínica, de acordo com o último Congresso Mundial de Halitose que ocorreu em Salvador, Bahia, em 2011, promovido pela ISBOR, Sociedade Internacional para Pesquisa dos Odores da Respiração.